terça-feira, 28 de agosto de 2007

Qualidade semi-presente

As aulas semi-presenciais além de invariavelmente causar um grande desinteresse, pois muitas são enfadonhas, faz com que o aluno perca o vínculo natural que se cria na relação estudante/professor. As informações passadas acabam não se fixando, pois no momento em que as dúvidas surgem não é possível esclarecê-las já que não há o professor em tempo real.

Agora no que diz respeito às universidades, com certeza é de grande valia, pois além de contar com um novo espaço físico disponível, há ainda uma natural redução de gastos em virtude disso. Assim as universidades que optam por esse sistema geram uma rotatividade dos seus alunos e, consequentemente, mais salas disponíveis, logo mais alunos e maior lucro. Muitas novas faculdades privadas vêm surgindo, que logicamente visam lucratividade afinal são empresas, como tantas outras, só o que muda é o segmento.


Compreendo que pode até não haver uma preocupação e ética com a educação, mas ao menos que se tenha um interesse em fidelizar e satisfazer seus clientes, que são os estudantes que pagam pelo serviço oferecido. No momento em que as universidades visam primeiramente o retorno financeiro, a qualidade nem sempre se faz presente, assim como algumas aulas.

Um comentário:

Experimental disse...

Não posso deixar de compartilhar a idéia negativa que tem as aulas semi presenciais nas universidades, sem generalizar o intuito do ensino a distância pois é fato que existe uma autonomia quando não se tem a presença do professor, que na maioria das vezes intimida o aluno deixando assim o aluno apenas como um depósito de informações. Mas o que esta sendo questionado é a qualidade de ensino que acaba não tendo a priori suas expectativas atendidas, em prol de interesses das instituições onde o dinheiro sufoca qualquer conhecimento.