Estarei escrevendo meu post de hoje, e falarei de um assunto que eclodiu em Brasília no ultimo dia 1, é a respeito do “gerundismo”. Só em pensar que essa norma gramatical é mais usada do que imaginamos dói até os ouvidos!
Por Decreto, o Governo do Distrito Federal “proíbe” gerúndio em órgãos públicos. O governador José Roberto Arruda (DEM), fez um “recado oficial” para combater com a burocracia em setores públicos.
O Decreto nº28314, de 28 de setembro de 2007, publicado nesta segunda (1) no Diário Oficial, o texto taxativo: “Fica demitido o gerúndio”.
O que era comum nos atendimentos de telemarketing, é cada vez mais normal nas repartições governamentais. Frases como:
- vamos estar tomando providência...
- Estaremos entrando em contato o mais rápido possível...
- Estarei fazendo a solicitação...
Daí veio à idéia do governador de banir o gerúndio, a saber, que o gerúndio é uma ação em movimento, essa artimanha tem sido usada para enrolar e não tomar providências imediatamente. Também esta atitude é uma forma de combater a ineficiência. Portanto, amigos, vamos parando com essa mania de ficar falando e se expressando no gerúndio. Agora que já leu texto repare ao desligar o seu computador, aparecerá a frase: “Seu computador esta sendo desligado”.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Então por que vc começou com " estarei escrevendo" ??
Então por que vc começou com " estarei escrevendo" ??
Postar um comentário