domingo, 23 de setembro de 2007

No centro da Praça Roosevelt

Endereço dos teatros
(matéria Veja SP, abril/2007)

Loucos, travestis, prostitutas, velhinhas da classe média, artistas e público. É essa tensa mistura harmoniosa que faz da Praça Roosevelt um dos lugares mais agradáveis dessa cidade cheia de opções. Oito teatros em uma mesma calçada são responsáveis pela retomada desse lugar degradado pelo tempo e pelo espaço.

O pouco caso da prefeitura sucateou o lugar até que ele ficasse inabitável, ou habitável demais para atividades que davam medo a essa população presa a noticiários. O tempo e o trabalho deram ao lugar cara nova. Hoje, é um dos lugares de maior concentração artística. Peças espalhadas e a aura de modificação levam aqueles que ficavam presos aos bares da Augusta a começar suas noites no centro velho.

A arte 'marginal', os grupos obscuros e esse trabalho difícil de viver de arte nesse país. Com a lei do fomento falha, os recursos maus distribuídos e o acesso à cultura dificultado pela falta de informação. O ingresso mais caro no Os Satyros custa R$30,00 e estudantes pagam meia. Peças para todos os gostos, com teatros que praticamente dividem paredes e calçada.

Todos os gostos se encontram no Centro de São Paulo. Para quem troca as pesadas cortinas vermelhas, o cenário impecável, o microfone estrategicamente colocado para ajudar apresentadoras de tv a virarem atrizes com voz, fica a dica. O bom é se deixar surpreender e chegar na Praça com o olho grudado nas possibilidades.

informações: Cult e Agitada - Veja SP (25 abril/2007)

Nenhum comentário: