sábado, 22 de setembro de 2007

Sem carro e sem respeito

Hoje 56 cidades brasileiras comemoram o Dia Mundial Sem Carro - inclusive a capital paulista que tem em média um carro para cada dois habitantes, segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes. O objetivo é estimular a população a buscar meios alternativos de se locomover, como a bicicleta e o transporte público, visando a melhoria da condição do ar nos centros urbanos e, conseqüentemente, a qualidade de vida da população.

"Nossa meta é ter hoje um dia sem carros, com muito respeito, pois é uma campanha educativa e não obrigatória", explica o prefeito Gilberto Kassab, que também utilizou ônibus e metrô nesta manhã. O respeito certamente não foi entendido do mesmo modo pelos passageiros do ônibus no qual ele entrou: além de sua presença ter atrasado a viagem, o prefeito ouviu críticas às condições do transporte público e foi fotografado com um “chifrinho” feito discretamente por suas costas. Mais uma vez a
“boa intenção” de Kassab não foi bem assimilada pela população.

É, prefeito... talvez a adesão aos coletivos presenciada pelo senhor tenha sido obrigatória, sim. A grande maioria o faz por falta de opção e não pensaria ecologicamente para se submeter a eles caso possuísse um carro. Que a nova edição dessa campanha ocorra durante a semana e conte com sua presença às 18h. Acredito que uma posterior a essa incentivaria o esquema de caronas.

Veja
aqui os dados do sistema de trânsito em São Paulo.

Nenhum comentário: