quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O fruto da era digital

Hoje em dia é fácil ouvir que a nova geração tem a infância totalmente diferente das anteriores. O tempo de brincar que era marcado por carrinhos, bonecas, jogos de tabuleiro ou algum esporte improvisado na rua de casa, foi substituído por horas a fio na frente do computador.

A era digital não apenas trouxe facilidade para o cotidiano, mas também causou uma mudança radical para as crianças e pré-adolescentes que já nasceram com uma "máquina" dentro de casa. Com embasamento nisto, o educador americano Marc Prensky, criou em 2001 um termo que divide os usuários sendo "nativos digitais" ou "imigrantes digitais".

No Japão, os professores da escola Wada de ensino fundamental aderiram consoles de Nintendo DS para os alunos que precisam de um reforço em matemática. Eles acreditam que além do aparelho ajudar nas dificuldades da matéria, o uso do videogame serve como atrativo para introdução à era digital.

Já eu acredito que tanto estímulo só pode resultar para que haja cada vez mais nativos digitais. A preocupação fica reservada para o desenvolvimento dessas crianças, será tudo isso bom ou ruim para sua formação? Uma vez que a rede possui um leque amplo de informações, o controle das mesmas torna-se quase impossível.

Enquanto a questão tenta se encaixar de maneira adequada, a
Revista Época fez um Quiz para saber se você se enquadra nos padrões de nativo digital ou imigrante digital.


Obs: Caso não esteja conseguindo visualizar, peça ajuda a seu filho, sobrinho ou neto.

Nenhum comentário: